PROCEDIMENTOS

DR. DAVI CONSTANTIN

Conheça os principais tratamentos e procedimentos que realizo diariamente em meus pacientes.

Câncer de Próstata

Prostatectomia Robótica

A prostatectomia robótica é um dos principais tratamentos utilizados no combate ao câncer de próstata, removendo toda a próstata, incluindo os tecidos adjacentes, como as vesículas seminais e linfonodos. É um procedimento cirúrgico moderno e pouco invasivo, realizado com a ajuda de um robô que é controlado pelo cirurgião. O equipamento auxilia o cirurgião a fazer cortes precisos, diminuindo o risco de danos aos tecidos próximos. A prostatectomia robótica é uma técnica avançada que oferece vantagens em relação à cirurgia aberta, como menor tempo de recuperação, menor risco de complicações, menos dor pós-operatória e menor tempo de internação.

Câncer de Próstata

Biópsia Prostática

A biópsia transperineal é um procedimento médico utilizado para diagnosticar o câncer de próstata. Durante o procedimento, uma amostra de tecido é retirada da próstata por meio de uma agulha guiada por ultrassom, que é inserida através da pele entre o ânus e o escroto (períneo). A técnica da biópsia transperineal é guiada por ultrassom e ressonância magnética, o que permite coletar amostras de tecido de mais áreas da próstata, minimizando a chance de um resultado falso-negativo. Além disso, a transperineal é menos propensa a infecções e complicações do que a transretal, já que não há contato com o reto.

Câncer de Bexiga

Cistectomia Robótica

O câncer de bexiga é o décimo tipo de câncer mais comum em todo o mundo. Essa doença afeta as células da bexiga, tendo um caráter agressivo, logo, o tratamento precisa ser precoce. O objetivo principal do procedimento para tratar o tumor primário na bexiga é remover o órgão afetado, no entanto, na maioria dos casos é necessário remover a próstata e vesículas seminais nos homens, e o útero, ovários e uma parte da vagina nas mulheres. A cistectomia robótica é uma alternativa menos invasiva para realizar esta complexa cirurgia. Os principais benefícios dessa técnica estão relacionados à recuperação mais rápida e com menos dor no pós-operatório.

Câncer de Rim

Nefrectomia Robótica

A nefrectomia é o procedimento cirúrgico para retirada do rim e é frequentemente indicado para o tratamento de pacientes com tumores renais. Pode ser realizada de forma total ou parcial, dependendo das características do tumor e das condições do paciente, sendo a nefrectomia radical utilizada para remover todo o rim afetado por câncer renal ou outras doenças graves. Já a nefrectomia parcial é frequentemente realizada em casos em que o tumor é pequeno e localizado em uma área acessível do rim, preservando mais a função renal. A nefrectomia robótica resulta em menor tempo de internação, recuperação mais rápida e menos dor após a cirurgia. 

Hiperplasia Prostática Benigna​

RTU de Próstata​

A ressecção transureteral de próstata (RTU de próstata) é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que é realizada para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB). A RTU envolve a remoção do tecido da próstata por meio de um instrumento cirúrgico inserido pela uretra. A cirurgia é realizado sob anestesia geral e geralmente exige um curto período de internação hospitalar.

Cálculo Renal

Ureterorrenolitotripsia

A ureterorrenolitotripsia é um procedimento minimamente invasivo onde ondas de choque são aplicadas sobre os cálculos renais para fragmentá-los em pedaços menores que possam ser removidos pelo aparelho ou eliminados na urina. A ureterorrenolitotripsia envolve a inserção de um ureteroscópio, instrumento com câmera, fino e flexível pela uretra até o local do cálculo.

Fimose

Postectomia

A postectomia, ou circuncisão, é um procedimento cirúrgico simples que envolve a remoção do prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. A cirurgia é realizada com o objetivo de tratar problemas de saúde relacionados ao prepúcio, como a fimose, em que o prepúcio é muito apertado e dificulta a exposição da glande. A fimose impacta não só a vida sexual, mas também aumenta o risco de outras doenças pela dificuldade de higiene.

Contracepção

Vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo prevenir a gravidez de forma permanente. Durante a vasectomia, os ductos deferentes são cortados ou bloqueados, impedindo a liberação de espermatozoides durante a ejaculação. A vasectomia pode ser revertida, sendo que a chance de reversão vária de 90 a 70% dependendo do tempo após o procedimento. 

HOSPITAIS

ONDE AS CIRURGIAS SÃO REALIZADAS